quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Livro Azul


A Força Aérea dos Estados Unidos realizou três estudos consecutivos do fenômeno Óvni durante um período de 22 anos:

1) Projeto Sign (1948)
2) Projeto Grudge (1948 a 1952)
3) o Projeto Livro Azul (1952 a 1970)

 Por um período de quatro dias em 1953, a Agência Central de Inteligência reuniu um painel de consultores científicos para analisar se os Ufos constituem uma ameaça à defesa nacional. Este painel incluído HP Robertson (presidente), Luis Alvarez, Lloyd Berkner, Samuel A. Goudsmit e Thornton Page; com Frederick C. Durant e J. Allen Hynek como membros associados. O painel concluiu que não havia "nenhuma evidência de que os fenômenos indicam a necessidade de revisão dos atuais conceitos científicos", e que "as provas... Não mostra nenhum indício de que esses fenômenos constituem uma ameaça física direta à segurança nacional" (Jacobs, 1975).

 O Battelle Memorial Institute, sob contrato com a Força Aérea de 1951 a 1954, conduziu o estudo 2. Foi principalmente uma análise estatística das condições e características dos relatos de Óvnis, embora também prestou serviços científicos e incluiu as transcrições de várias aparições notáveis. O relatório posterior foi inicialmente classificado, embora mais tarde lançado como "Blue Book Special Report No. 14" em 1955. Ele contém uma riqueza de informações e chega à conclusão de notável com o mais completo em dados e o melhor relatório, o mais provável era que o relatório não foi ainda identificado (Jacobs, 1975).


Em 3 de fevereiro de 1966, a Força Aérea convocou uma "comissão para a Revisão do Projeto Livro Azul". Seus membros incluíram Brian O'Brien (presidente), Launor Carter, Jesse Orlansky, Richard Porter, Carl Sagan, e Willis A. Ware. A comissão recomendou que a Força Aérea negociasse contratos "com algumas universidades selecionadas para fornecer as equipes selecionadas para investigar prontamente e com certa profundidade os avistamentos de Óvnis." Isto levou eventualmente à Força Aérea fazer um contrato com a Universidade do Colorado, em outubro de 1966. O diretor do projeto foi o professor Edward U. Condon, um físico muito distinto e um homem de caráter forte e independente. Os trabalhos sobre este contrato foi realizada ao longo de um período de dois anos com uma equipe científica substancial, resultando na publicação do "Scientific Study of Unidentified Flying Objects", em janeiro de 1969.

Consequentemente, em 17 de dezembro de 1969, Força Aérea, Robert C. Seamans, Jr., anunciou o encerramento do Projeto Livro Azul. Projeto Livro Azul oficialmente encerrada em 30 de janeiro de 1970.
A história do fenômeno UFO nos Estados Unidos é longa e complexa. O "Scientific Study of Unidentified Flying Objects" (Condon & Gillmor 1969; muitas vezes referido como o "Relatório Condon") apresenta os resultados do Projeto de Colorado a respeito de um estudo científico de objetos voadores não identificados. O historiador David M. Jacobs apresentou um relato detalhado dessa história em seu livro "The UFO Controversy in America" (1975).





Nenhum comentário:

Postar um comentário